Clinica Popular em Fortaleza

Artrocentese

Artrocentese, ou punção articular, é o nome que se dá à aspiração de líquido de uma articulação. Pode servir para análise laboratorial do líquido para diagnosticar uma patologia ou simplesmente para alívio, em casos onde o acúmulo de líquido - chamado derrame articular - é muito grande. O contrário é a infiltração articular, quando injetamos dentro da articulação um medicamento.

Pode ser realizado de forma rápida e segura, nas variadas articulações do organismo, incluindo as do joelho, pulso, tornozelo, cotovelo, ombro, as metatarsais e as metacarpais.

Quando se faz artocentese no joelho?

Nos casos em que há suspeita de artrite por cristais (gota e

pirofosfato de cálcio) esse é o melhor procedimento pois o liquido da articulação é enviado para análise e identificado os cristais. Outra indicação é nos casos de monoatrite( somente 1 articulação inflamada) pois nesta situação a suspeita de infecção aumenta e o liquido articular também é enviado para analise podendo confirmar ou descartar infecção articular. Outra indicação de artrocentese do joelho é para infiltração de medicações.

Também é realizado quando há aumento do líquido intrarticular (derrame articular), que pode ser por exemplo por sangue após uma lesão ligamentar ou simplesmente um aumento do volume do líquido sinovial (já existente no joelho) por um esforço em um joelho com artrose. O aumento de qualquer líquido dentro do joelho causa uma dor intensa e dificuldade em fletir o joelho. Nesse caso a artrocentese seria como uma punção de alívio, aspirando esse excesso de líquido da articulação.

Rua Pinto Madeira, Nº 535, Sala 2 - Centro

• Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black

© Clínica de Saúde Familiar. Todos os direitos reservados.