O que é toxina botulínica?

Também chamada popularmente de botox, a toxina botulínica nada mais é do que uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que também provoca o botulismo.

A toxina é purificada e utilizada com o objetivo de evitar a contração muscular, provocando o relaxamento da região e reduzindo assim rugas e linhas de expressão provocadas pelo envelhecimento natural da pele ou pela ativação frequente da área.

Ao ser aplicada, a toxina botulínica impede a liberação de uma substância chamada acetilcolina pelo neurônio, em um mecanismo muito similar ao ato de colocar uma fita isolando parte de um fio elétrico. Com isso, a contração dos músculos é bloqueada, o que impede a formação de rugas.

Como é realizado o tratamento com toxina botulínica?

O tratamento com toxina botulínica é rápido e quase não provoca dor. A aplicação é feita em consultório médico e leva cerca de 15 minutos, durante os quais o médico aplica um anestésico tópico para garantir maior conforto durante o procedimento.

Na sequência, a substância é injetada com a ajuda de uma agulha fina. Em geral, o paciente volta ao consultório cerca de 15 dias depois para passar por uma reavaliação. Se for necessário, o profissional fará pequenos retoques para garantir um melhor desempenho da aplicação.

Os resultados duram entre 4 e 6 meses, já que a paralisia muscular vai diminuindo de maneira progressiva. O ideal é que o paciente faça o tratamento de maneira preventiva, evitando esperar o surgimento de novas rugas para fazer uma nova aplicação.

Quais são os principais benefícios da toxina botulínica?

A aplicação da toxina botulínica traz uma série de vantagens para pacientes que fazem uso da substância. Conheça as mais importantes:

  • Minimiza os efeitos da hiperatividade da musculatura do rosto, que é responsável pelo surgimento de rugas dinâmicas;

  • Suaviza linhas e marcas de expressão provocadas pelo envelhecimento natural da pele;

  • Melhora a autoestima;

  • Deixa o rosto com aparência descansada e relaxada;

  • Pode ser utilizada de maneira preventiva, evitando a formação de marcas de expressão;

  • É possível suavizar as rugas de diversas áreas de face, como pés de galinha, marcas entre as sobrancelhas e na testa em uma única visita ao consultório ;

Como você pode ver, o tratamento com toxina botulínica traz uma série de benefícios para os pacientes que utilizam o procedimento. Se você deseja saber mais, agende uma consulta e realize o procedimento com nossa Dermatologista.

Rua Pinto Madeira, Nº 535, Sala 2 - Centro

  • Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black
WhatsApp

/

© Clínica de Saúde Familiar. Todos os direitos reservados.