Ceará
Clinica Preço Popular em Fortaleza
Clinica Popular em Fortaleza, Clinica Preço Popular no Centro, Clinica Preço Popular no Centro de Fortaleza, Clinica Popular no Centro de Fortaleza
Menu

Drenagem de Abscesso
O abscesso é uma pequena elevação da pele caracterizada pela presença de pus, vermelhidão e aumento da temperatura local. Normalmente o abscesso é causado por infecção bacteriana e pode surgir em qualquer parte do corpo.
O abscesso pode estar visível na pele ou se desenvolver no interior do corpo, sendo chamado de abscesso interno, como o cerebral, por exemplo, que é mais difícil de identificar.
O diagnóstico normalmente é feito a partir da observação do abscesso e dos sintomas da pessoa. Geralmente o abscesso é drenado naturalmente, porém, caso seja grande e cause dor e febre alta, a drenagem deve ser realizada pelo médico em seu consultório.
Além disso, por se tratar de uma infecção bacteriana na maioria das vezes, o médico pode indicar o uso de antibiótico para eliminar a bactéria.
O abscesso apresenta sintomas bem característicos, como vermelhidão ao redor do abscesso, dor, inchaço, aumento da temperatura no local e presença de pus no abscesso. Além disso, a presença do abscesso pode levar a náuseas, calafrios e febre alta, sendo recomendado buscar ajuda médica caso surjam esses sintomas.
O abscesso é mais frequentemente resultado de infecções bacterianas, em que o sistema imune inicia a resposta inflamatória em função da presença de bactérias. No entanto, o abscesso também pode acontecer devido obstrução em glândulas ou pelos encravados, que é o caso da foliculite, em que há uma inflamação na raiz dos pelos, levando ao aparecimento de pequenas bolhas com pus que podem causar queimação e coceira.
O tratamento para o abscesso é feito de acordo com a orientação do médico e normalmente é indicado o uso de antibióticos com o objetivo de eliminar ou evitar infecções bacterianas. Além disso, pode ser necessária a drenagem do abscesso, que deve ser feito pelo médico.
É contra-indicado realizar a drenagem em casa, pois há mais chances de exposição a microrganismos, podendo piorar o quadro. Também é indicado não apertar o abscesso, pois isso pode levar o pus, que contém bactérias, para dentro do tecido, agravando a infecção.