O que é Hidrocele Testicular?

Hidrocele testicular é a presença de líquido em quantidades anormais dentro do escroto e envolvendo o testículo, que pode ser tanto unilateral quanto bilateral.

Uma hidrocele testicular pode ser congênita ou adquirida e é mais comum em bebês e em adultos acima dos 45 anos de idade.

Causas

Em adultos, a hidrocele testicular pode ocorrer em decorrência de um desequilíbrio existente entre a formação e a absorção do líquido que existe naturalmente ao redor do testículo. Geralmente, a hidrocele em homens mais velhos ocorre em conjunto com processos inflamatórios, traumatismo ou outras lesões na região.

Fatores de risco

Nos adultos, as hidroceles afetam principalmente os homens com idade superior a 45 anos. Os fatores de risco para o desenvolvimento de uma hidrocele nesta fase da vida incluem lesões, infecções (incluindo DSTs) e até mesmo tumores.

Sintomas de Hidrocele Testicular

Uma hidrocele testicular geralmente vem acompanhada de um inchaço indolor em um ou em ambos os testículos.

Adultos com este problema podem reclamar de um desconforto na região escrotal. Nestes casos, pode haver dor dependendo do tamanho da inflamação.

Complicações possíveis

A hidrocele testicular normalmente não apresenta perigo para a saúde e geralmente não afeta a fertilidade. No entanto, em alguns casos, ela pode ser associada a uma condição testicular subjacente que pode causar sérias complicações, incluindo:

  • Infecção

  • Tumor

  • Redução na produção de esperma

  • Hérnia inguinal

Rua Pinto Madeira, Nº 535, Sala 2 - Centro

  • Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black
WhatsApp

/

© Clínica de Saúde Familiar. Todos os direitos reservados.