Paracentese

Paracentese (barriga d'água)

Paracentese é um procedimento médico que consiste na drenagem de líquido de uma cavidade do corpo. Geralmente, ela é realizada quando existe ascite, que é o acúmulo de líquido no abdome, provocada por doenças como cirrose do fígado, câncer ou infecções abdominais, por exemplo.

Ela é feita com os seguintes objetivos:

Paracentese diagnóstica: feita para colher uma pequena quantidade de líquido que será analisado em laboratório para identificar a causa da ascite ou pesquisar alterações como infecções ou células cancerígenas, por exemplo;

Paracentese terapêutica: é também chamada de paracentese de alívio, pois retira uma grande quantidade de líquido. Costuma ser indicada quando o tratamento para a ascite não é eficaz, provocando um acúmulo de líquido volumoso e que causa desconforto, podendo, em alguns casos, atrapalhar a respiração.

A paracentese costuma ser indicada para a retirada do líquido da cavidade abdominal. Normalmente, o abdome contém apenas um pequena quantidade de líquido livre, no entanto, algumas situações podem provocar o aumento anormal desta quantidade, sendo uma situação chamada de ascite ou, popularmente, barriga d'água.

A principal causa de ascite é a cirrose do fígado, provocada por diversas situações, como hepatite viral crônica, alcoolismo, doenças auto-imunes ou genéticas, por exemplo.

Outras situações que também podem provocar ascite são tumores ou metástases abdominais, insuficiência cardíaca congestiva, alterações nos rins, ou mesmo infecções abdominais, provocadas por tuberculose, esquistossomose, fungos e bactérias.

Paracentese Abdominal | Líquido Ascítico | Remover Água da Barriga

Paracentese Abdominal, Líquido Ascítico, Tirar, Retirar, Drenar, Remover Água da Barriga, Ascite, Barriga d'água