Qual a diferença entre vulvoscopia e colposcopia?

A vulvoscopia e a colposcopia são exames ginecológicos que complementam o Papanicolaou. São exames importantes para o diagnóstico de lesões causadas pelo HPV e para o seguimento após o tratamento. É comum a paciente perguntar qual é a diferença entre os dois. Ambos têm a finalidade de direcionar o local que deve ser investigado com biópsia.

A vulvoscopia vai olhar a parte da vulva, que é o conjunto de todos os órgãos genitais externos. A vulva envolve o monte pubiano (logo abaixo da pelve, onde tem os pêlos pubianos), os grandes lábios e os pequenos lábios, a região perineal (que fica entre a entrada da vagina e o ânus), a região perianal 

(onde estão as pregas do ânus), a região gênito-crural (ou virilha), a região interglútea (a linha que separa os glúteos) e toda a região que envolve do clitóris até a entrada da vagina. Na realização do exame, o médico coloca um liquido que chama ácido acético e olha através do aparelho de colposcópio em busca de lesões demarcadas pelo ácido. Caso seja detectada alguma alteração, é realizada uma biópsia.

A colposcopia é o exame que vai avaliar mais especificamente o colo do útero e a vagina para investigar se tem alguma lesão suspeita de infecção viral (HPV). São utilizados dois líquidos para demarcar as lesões: ácido acético e iodo. Após a colocação destes líquidos, é comum a sensação de ardência, que rapidamente desaparece após o exame. A biópsia só é feita quando há área suspeita. 

Rua Pinto Madeira, Nº 535, Sala 2 - Centro

  • Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black
WhatsApp

/

© Clínica de Saúde Familiar. Todos os direitos reservados.